História



Breve Histórico da Estatística

“Todas as ciências têm suas raízes na história do homem” (CRESPO, 2009).

A palavra estatística é derivada da palavra latina status (estado), pois no início a sua utilização estava ligada com as necessidades de Estado para que dados sobre demografia e economia e outras característica de poder, fossem fornecidos para as administrações públicas. (SILVA e COUTINHO, 2005)

De acordo com Crespo (2009), outros exemplos da utilização da Estatística podem ser verificados desde a idade antiga em que vários povos faziam o registro do número de habitantes, nascimentos, mortes, estimativas de riquezas, divisão de terras e cobranças de impostos por processos que conhecemos atualmente como estatísticas.

No Império Romano, eram realizados recenseamentos dos cidadãos. Na Bíblia, em seu Evangelho, São Lucas narra o momento em que, José e Maria saíram de Nazaré na Galileia, para Belém para responder a um decreto de César Augusto, ordenando um recenseamento. Foi aí que Maria, que estava grávida, deu à luz seu filho, Jesus Cristo (Lc 2,1-7).

Até o século XVI, a estatística foi predominantemente descritiva. Segundo Crespo (2009), eram realizadas análises de dados em fatos da sociedade como nascimentos, batismos, casamentos, funerais etc. Desta forma surgiam tábuas, tabelas e números relativos.

A partir do século XVIII passou a ter características verdadeiramente científicas e com o avanço das necessidades estatísticas havia também o interesse na estruturação do seu aprendizado. Recebeu este nome na Alemanha, em 1748, por Godofredo Achenwall, da Universidade de Göttingen, que registrou a palavra alemã statistik em seu livro, “Introdução à Ciência Política” (POUBEL, 2011).

Atualmente, a Estatística é definida como ciência capaz de levantar, organizar, resumir, descrever, prever e realizar inferências sobre dados, não de forma definitiva, mas em constante progressão na investigação de fenômenos coletivos.


Referências:
CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 2009.

POUBEL, M. W. “Um Estudo da História da Estatística: o 1º. Censo demográfico”.  Anais do IX Seminário Nacional de História da Matemática. São Paulo: EACH-USP, 2011.

SILVA, C. B.; COUTINHO, C. Q. S. O Nascimento da Estatística e sua relação com a Teoria da Probabilidade. Integração. São Paulo: USJT, Abr. Mai. Jun., 2005, Ano XI, nº41, 191-196.

Um comentário: