ESTATÍSTICA
DEFINIÇÕES E CONCEITOS BÁSICOS
Podemos definir Estatística
como um conjunto de métodos e processos quantitativos
utilizados para estudar, mensurar e representar fenômenos coletivos. Se preocupa
com a organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais e tem aplicação
em quase todas as atividades humanas.
Possui uma dependência em relação à Matemática e atua como complemento nas outras Ciências, pois é utilizada como ferramenta para as pesquisas e
como instrumento auxiliar na tomada de decisões, nas Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Áreas Tecnológicas, e outras.
Para Levine (2008), a Estatística necessita de cálculos complexos que podem ser práticos se realizados com o auxílio de computadores, pois normalmente se lida com grande volume de dados. Por este motivo, é necessário, também, conhecer programas de computadores que realizam cálculos e análises estatísticas.
Nesse sentido., estatísticas são fatos numéricos que são coletados sistematicamente, depois são ordenados e estudados (SMAILES, 2006).
Objetivando
o estudo quantitativo e qualitativo dos dados (ou informações), obtidos nos
vários campos da atividade científica, a Estatística manipula dois conjuntos de
dados fundamentais: a "população" e a "amostra".
População ou Universo
É o
conjunto de todos os seres, objetos ou informações que interessam ao estudo de um
fenômeno coletivo segundo algumas características.
Na
maioria das vezes, não é conveniente, ou mesmo possível realizar o levantamento
dos dados referentes a todos os elementos de uma população. Portanto,
analisamos parte da população, isto é amostramos.
Amostra
É uma parcela ou subconjunto da população que é selecionada para se analisar. Duas considerações devem ser feitas
sobre o estudo amostral dos fenômenos. Uma diz respeito aos cuidados que se deve
tomar para assegurar que a amostra seja representativa da população. Para
atender a essa exigência, deve-se selecionar os elementos de forma aleatória,
de modo que todo e qualquer elemento da população tenha a mesma chance de
participar da amostra. A outra exigência diz respeito à precisão dos dados
coletados, buscando minimizar os erros que poderiam induzir a conclusões
equivocadas. O número de elementos de uma amostra é chamado o tamanho da
amostra.
Parâmetro
É toda medida numérica utilizada para descrever características de uma população.
Estimativa
É toda medida numérica utilizada para descrever características de uma amostra.
Por exemplo: no fenômeno coletivo eleição para prefeito do município de Bauru, a
população é o conjunto de todos os eleitores habilitados na respectiva cidade.
Um parâmetro é a proporção de votos do candidato A. Uma amostra pode ser
um grupo de 1.000 eleitores selecionados em todo o município. Um estimador é
a proporção de votos de um candidato obtida na amostra. O valor resultante do
estimador, a proporção amostral, é a estimativa.
Em
aplicações efetivas, onde aplica-se o processo de amostragem, o número de elementos
componentes de uma amostra é, geralmente, bastante reduzido em relação ao número
de elementos componentes da população.
DADOS e VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS
Dados
Normalmente,
no trabalho estatístico o pesquisador se vê obrigado a lidar com grande quantidade
de valores numéricos resultantes de um censo ou de uma amostragem. Estes valores
numéricos são chamados dados estatísticos.
Os dados estatísticos resultantes da coleta direta da fonte, por meio de contagem ou medida, são chamados dados absolutos.
Dados
relativos são o resultado de comparações
por razões que se estabelecem entre dados absolutos e têm por
finalidade realçar ou facilitar as comparações entre quantidades. São as percentagens,
índices, coeficientes e taxas.
Variável
É toda característica de um item ou de um indivíduo.
As
informações ou dados característicos dos fenômenos ou populações são denominados
variáveis estatísticas ou simplesmente variáveis.
Conforme suas características particulares, podem ser classificadas como: Quantitativas
e Qualitativas.
QUANTITATIVAS - São aquelas que podem ser
expressas em termos numéricos.
Em
geral são as resultantes de medições, enumerações ou contagens. São
subdivididas em contínuas e discretas.
Contínuas - são aquelas que podem assumir qualquer valor num certo intervalo de medida,
podendo ser associados ao conjunto dos números reais, ou seja, seus valores possíveis
formam um conjunto não enumerável. Entre outras, enquadram-se nesta categoria as
medidas de tempo, comprimento, espessura, área, volume, peso e velocidade.
Discretas (ou descontínuas) - quando só podem assumir determinados valores num certo
intervalo, podendo ser associadas ao conjunto dos números inteiros, ou seja,
seus possíveis valores formam um conjunto finito ou enumerável. Em geral,
representam números inteiros resultantes do processo de contagem, como o número
de alunos por sala, de créditos por disciplinas, de pacientes atendidos
diariamente num hospital, etc.
De
modo geral, as medições dão origem as variáveis contínuas e as contagens
ou enumerações, as variáveis discretas. Designamos estas variáveis por
letras latinas, em geral, as últimas: X, Y, Z.
QUALITATIVAS - Nem sempre os elementos de
uma população são exclusivamente contáveis. Muitas vezes, eles podem ser
qualificados também segundo algumas de suas características típicas. Nesses
casos, as variáveis podem ser agrupadas em nominais ou ordinais(
por postos ).
Nominais - quando puderem ser reunidas em categorias ou espécies com idênticos atributos.
Aqui se incluem os agrupamentos por sexo, área de estudo, desempenho, cor, raça,
nacionalidade e religião.
Ordinais - quando os elementos forem reunidos segundo a ordem em que aparecem dispostos
numa lista ou rol. São típicos desta forma de agrupamento, as listas classificatórias
de concursos e as tabelas de campeonatos.
Em
geral, uma mesma população pode ser caracterizada por mais de um tipo de variável.
Assim os inscritos num vestibular, por exemplo, podem ser contados, medidos ou pesados,
podem ser agrupados segundo o sexo ou área de estudo e podem ainda ser classificados
segundo as notas obtidas nas provas prestadas.
PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE
ABORDAGEM
Quando
solicitados a estudar um fenômeno coletivo podemos optar entre os seguintes
processos
estatísticos:
CENSO - avaliação direta de um
parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população.
Propriedades
Principais do Censo: Admite erro processual zero e tem confiabilidade 100% - É
caro.
É
lento - É quase sempre desatualizado - Nem sempre é viável.
AMOSTRAGEM (Inferência)
-
avaliação indireta de um parâmetro, com base em
um
estimador através do cálculo das probabilidades.
Propriedades
Principais da Estimação: Admite erro processual positivo e tem confiabilidade
menor que 100% - É barata – É rápida - É atualizada - É sempre viável.
No
sentido de disciplina, a Estatística ensina métodos racionais para a obtenção
de informações a respeito de um fenômeno coletivo, além de obter conclusões
válidas para o fenômeno e também permitir tomada de decisões, através de
alguma(s) característica(s) de valores numéricos observados.
Desta
forma, a Estatística pode ser dividida em duas grandes áreas: Descritiva e Inferencial.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
É a parte
da Estatística que tem por objetivo descrever os dados
observados. São atribuições da Estatística Descritiva:
a)
A organização dos dados.
b)
A redução dos dados.
c)
A representação dos dados.
d)
A obtenção de algumas informações que auxiliam a descrição do fenômeno
observado.
A organização dos dados consiste na ordenação e crítica quanto à correção
dos valores observados, falhas humanas, omissões, abandono de dados duvidosos,
etc.
Redução
dos dados - O entendimento e compreensão de grande quantidade de dados
através de simples leitura de seus valores individuais é uma tarefa
extremamente árdua e difícil mesmo para o mais experimentado pesquisador,
portanto deveremos tabular os dados.
A representação dos dados - Os dados estatísticos podem ser mais facilmente compreendidos
quando apresentados através de uma representação gráfica, a qual permite uma
visualização instantânea de todos os dados. Os gráficos quando bem
representativos, tornam-se importantes instrumentos de trabalho.
A obtenção de algumas informações que sumarizam os dados, facilitando a descrição
dos fenômenos observados. Isto encerra as atribuições da Estatística
Descritiva.
ESTATÍSTICA
INFERENCIAL (ou Indutiva)
É a parte da Estatística que tem por objetivo
obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra.
Complementando
o processamento estatístico, no caso de uma estimação, a Estatística Indutiva
estuda os parâmetros a partir do uso de estimadores usando o cálculo das
probabilidades, elemento este que viabiliza a inferência estatística.
Em
resumo, um estudo estatístico completo que recorra às técnicas de Estatística Inferencial
irá envolver também, direta ou indiretamente, tópicos de Estatística
Descritiva, Cálculo das Probabilidades e Amostragem. Logo, para se desenvolver
um curso completo e razoável de Estatística, todos esses assuntos devem ser
abordados.
PROJETO GERAL DE PESQUISA
De acordo com Smailes (2006), segue uma lista de verificação das principais etapas do projeto de uma pesquisa.
Planejamento:
- Defina
as metas da pesquisa.
- Defina
a população.
- Identifique
cada membro da população.
- Identifique
o esquema de amostragem (como escolher a amostra e que tamanho ela deve ter).
- Decida
que método de coleta de dados utilizar (questionário postal, entrevista etc.).
- Projete
um questionário (igualmente apropriado para entrevistas pessoais e observação).
- Selecione e treine qualquer pessoa envolvida no processo de coleta de dados.
Trabalho de campo:
- Selecione
a amostra.
- Colete
os dados.
- Vá
atrás de qualquer resposta que falte sempre que possível.
- Ordene e codifique as informações (principalmente se um computador for utilizado para a análise).
Análise e interpretação:
- Filtre
os dados buscando erros de registro e valores extremos.
- Execute
qualquer cálculo estatístico.
- Identifique e observe qualquer causa possível de erro e/ou vício.
Publicação:
Geralmente em
duas seções:
- Resultados
escritos e conclusões.
- Seção estatística detalhada que inclui:
- Detalhes dos questionários utilizados;
- Detalhes da amostragem;
- Teoria estatística por trás da pesquisa;
- Resumo dos dados coletados.
Muito massa essa aula introdutória! Você tem a escrita muito boa e fácil de compreender. Obrigado, Professor!
ResponderExcluirBoa tarde professor. Já procurei li e reli minha apostila e não encontrei quais são as atribuições da estatística que sumariza um conjunto de dados, o senhor pode me ajudar? oBRIGADO.
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