Os dados numéricos, após coletados são
colocados em série e apresentados em tabelas ou quadros.
Ao se estudar uma variável, seja quantitativa ou qualitativa, o pesquisador procura conhecer sua distribuição por meio de suas possíveis realizações. As tabelas de distribuição de frequências auxiliam a resumir os dados de forma a se ter uma boa idéia global dos valores encontrados.
Um dos objetivos da
Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir,
para que tenhamos uma visão global da variação dessas variáveis (CRESPO, 2009).
Tabela
Tabela é
um quadro que resume um conjunto de observações. É uma disposição escrita que
se obtém referindo-se a uma coleção de dados numéricos a uma determinada ordem
de classificação.
De um modo geral tem-se a
destacar em uma tabela:
Elementos essenciais:
- Título: Indicação que precede a tabela e que contém a designação do fato observado, o local e a época em foi registrado.
- Cabeçalho: Parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.
- Coluna Indicadora: Parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas.
- Corpo da tabela: Conjunto de colunas e linhas que contém as informações sobre a variável em estudo.
- Linhas: retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas.
- Casa ou Célula: espaço destinado a um só número.
Elementos complementares:
- Fonte: Indicação da entidade responsável pelo fornecimento dos dados ou pela sua elaboração.
- Notas: Informações de natureza geral destinadas a conceituar ou esclarecer o conteúdo das tabelas ou a indicar a metodologia adotada no levantamento ou na elaboração dos dados.
- Chamadas: Informações de natureza específica sobre determinada parte da tabela, destinada a conceituar ou a esclarecer dados.
De acordo com as normas da
Fundação IBGE, nas casas ou células devemos colocar:
- Um traço horizontal (-) quando o valor é zero;
- Três pontos (...) quando não temos os dados;
- Um ponto de interrogação (?) quando temos dúvida quando à exatidão de determinado valor;
- Zero (0) quando o valor é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada.
Séries estatísticas
De acordo com Crespo (2009), série estatística é toda tabela que apresenta a distribuição de um
conjunto de dados estatísticos em função de tempo, do local ou da espécie. Em
uma série estatística observamos a existência de três elementos ou fatores: o tempo, o espaço e a espécie.
São classificadas em histórica, geográfica e específica.
- Séries históricas: descrevem os valores da variável, em determinado local, discriminados segundo intervalos de tempo variáveis.
- Séries Geográficas: descrevem os valores da variável, em determinado instante, discriminados segundo regiões.
- Séries específicas: descrevem os valores da variável, em determinado tempo e local, discriminados segundo especificações ou categorias.
Muitas vezes é necessário
apresentar, em uma única tabela, a variação de valores de mais de uma variável,
isto é, fazer uma composição de
duas ou mais séries.
Distribuições de Frequências
De acordo
com Fonseca (2011), trata-se do tipo de tabela mais importante para a
Estatística Descritiva. É uma disposição de dados,
de acordo com o tamanho ou a magnitude
dos mesmos.
dos mesmos.
As distribuições de frequências apresentam:
• A
frequência (quantidade) que ocorre determinado resultado;
• Simetria / assimetria;
• Onde se concentram os valores;
• Dispersão;
• Valores discrepantes;
• Estratificação (diferentes subgrupos de dados).
• Simetria / assimetria;
• Onde se concentram os valores;
• Dispersão;
• Valores discrepantes;
• Estratificação (diferentes subgrupos de dados).
A tabela
de frequências mostra a relação entre a variável e a quantidade de vezes que
cada valor se repete. Essa tabela pode ser representada por valor (único) ou
por intervalos (classes).
Alguns conceitos fundamentais:
Dados brutos: é o conjunto dos valores numéricos coletados na pesquisa. Estes valores podem ser digitados em planilha e criticados buscando identificar possíveis erros, respostas omitidas e valores muito discrepantes.
Rol: é a ordenação dos dados brutos de forma crescente ou decrescente.
Frequência absoluta (fi): é o número de vezes que um elemento aparece na amostra, ou o número de elementos pertencentes a um intervalo ou classe.
Distribuição de frequências por valores
Utilizada para variáveis
qualitativas ou quantitativas discretas.
É construída considerando-se
todos os diferentes valores ou categorias, levando em consideração suas
respectivas repetições. Ou seja, é obtida pela contagem de cada valor encontrado.
Distribuição de frequências por intervalos ou classes
Utilizadas para variáveis
quantitativas.
Se constrói
classes de valores, quando a variabilidade dos dados é grande, levando em consideração
o número de valores que pertencem a cada classe. A construção de tabelas de
frequências para variáveis contínuas necessita de certos cuidados.
Ao
se agrupar os valores da variável em classes, ganha-se em simplicidade, mas
perde-se em detalhes e precisão. O que se pretende com a construção dessa nova
tabela é realçar o que há de essencial nos dados e, também, tornar possível o
uso de técnicas analíticas para sua total descrição, até porque a Estatística
tem por finalidade específica analisar o conjunto de valores, desinteressando-se
por casos isolados.
Orientações básicas para a elaboração de uma tabela de distribuição de frequência por intervalos ou classes:
- Efetua-se um rol estatístico (ordenação crescente ou decrescente de grandeza) nos dados brutos.
- Determina-se a amplitude total dos dados:
Onde:
Xmáx = maior valor observado e
Xmín = menor valor observado.
- Escolhe-se convenientemente o número de classes K (número inteiro), 5 ≤ K ≤ 15, onde podemos tomar:
Onde:
k = número de classes
n = quantidade total de dados (tamanho da amostra)
ou
a fórmula de Sturges
Nos dois casos, deve-se arredondar para cima o valor encontrado.
- Se possível constrói-se classes de mesma amplitude (h), tomando:
O valor encontrado também é arredondado para cima.
Alguns conceitos essenciais:
Limites das classes: Li (limite inferior) Ls (limite superior)
Li |-------- Ls - compreende todos os valores maiores ou iguais a Li e menores que Ls, ou seja o valor do limite superior não é contado no intervalo.
Amplitude da classe (hi): é a diferença entre o limite superior e o limite inferior da classe.
Ponto médio da classe (xi): é a média entre o limite superior e o limite inferior da classe.
Frequência relativa (fri): é o valor da razão de cada frequência absoluta (fi) com a frequência total (somatório de fi).
Frequência relativa percentual (fri%): é a frequência relativa em forma de percentagem.
Alguns conceitos essenciais:
Limites das classes: Li (limite inferior) Ls (limite superior)
Li |-------- Ls - compreende todos os valores maiores ou iguais a Li e menores que Ls, ou seja o valor do limite superior não é contado no intervalo.
Amplitude da classe (hi): é a diferença entre o limite superior e o limite inferior da classe.
Ponto médio da classe (xi): é a média entre o limite superior e o limite inferior da classe.
Frequência relativa (fri): é o valor da razão de cada frequência absoluta (fi) com a frequência total (somatório de fi).
Frequência relativa percentual (fri%): é a frequência relativa em forma de percentagem.
Frequência acumulada (Fi): é obtida somando (acumulando) os valores da frequência absoluta. A primeira frequência acumulada é igual ao valor da primeira frequência absoluta. As demais obtém-se acumulando as frequências absolutas.
Frequência acumulada percentual (Fri%): é obtida somando (acumulando) os valores da frequência relativa percentual. A primeira frequência acumulada é igual ao valor da primeira frequência relativa percentual. As demais obtém-se acumulando as frequências relativas percentuais.
Excelente abordagem didática sobre as tabelas e formúlas. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado!
Excluirexcelenteeeeeeeeeee
ResponderExcluirTenho dúvida em relação na hora de por os dados.por exemplo a sequência de 2,2,4,5,6,7,8,8. O que eu faço com n repetidos?
ResponderExcluirGostei, deveria tem alguns exemplos para facilitar o entendimento.
ResponderExcluirFicou bom, mas realmente deveria ter mais exemplos para ilustrar melhor. Tirando isso tá de parabéns!
ResponderExcluirMuito óptimo!
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